top of page

Jards Macalé mostra forte sentimentalismo sobre o amor no elegante 'Coração Bifurcado'

"Coração Bifurcado" foi lançado em 28 de abril de 2023.

crédito: Leo Aversa/Divulgação


“Oh, sim, eu estou tão cansado/, Mas não pra dizer/Que eu não acredito mais em você/Com minhas calças vermelhas/Meu casaco de general/Cheio de anéis.” Você conhece esses versos? Eles correspondem a um trecho da famosa e bonita música da Música Popular Brasileira "Vapor Barato", que já foi regravada por muitos artistas brasileiros de diversos gêneros musicais. O músico ilustre Jards Macalé é um dos seus compositores, o que merece destaque neste texto.


O artista carioca, conhecido como um dos membros da lista dos "Malditos" da MPB, é caracterizado por sua habilidade exímia no violão e por suas letras poéticas e impactantes, que revelam seu lado polêmico tanto em suas palavras quanto em suas atitudes. Seu álbum de estreia, intitulado "Jards Macalé", lançado em 1972, conquistou um público amplo e respeitável devido à sua versatilidade nas artes, que inclui um repertório grandioso, sua atuação no filme "Tenda dos Milagres" de 1977, onde interpretou a versão jovem do personagem Pedro Archanjo, e sua contribuição como compositor para os filmes "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" de 1969 e "Se Segura, Malandro!" de 1978.



No dia 28 de abril de 2023, dias após completar 80 anos em 3 março, Jards Macalé lançou seu novo trabalho de estúdio intitulado de “Coração Bifurcado”. Ele é lançado após 2 anos do bem-sucedido “Síntese do Lance” que fez com o ilustre pianista João Donato. Entretanto, diferente do trabalho anterior, esse ele consegue ter um alcance maior para mostrar as suas composições, mas mesmo assim, é tão ótimo quanto o outro pela sua parte lírica, pela sua sonoridade e a presença marcante de convidados bem especiais.


“Coração Bifurcado” possui 12 excelentes e bem trabalhadas músicas. “Amor In Natura” é a sua faixa de abertura e ela possui um som com base que passa pela roqueira e pela eletrônica com uma letra poética sobre o amor com sua multiplicidade de emoções e apresenta bem um jeito natural e carregado de cantar que faz lembrar por um instante do finado músico brasileiro Itamar Assumpção (1949- 2003), um dos renomados nomes da Vanguarda Paulista.


A faixa-título possui um Samba cheio de gingado e suingue com a participação de Dandara Ventapane e Maíra Freitas, filhas do renomado sambista Martinho da Vila, em uma letra contagiante que fala sobre as coisas do dúbia do amor onde ele pode fazer sofrer, mas também pode ser libertador. Com a presença esplendorosa da ilustre Maria Bethânia, a canção “Mistérios do Nosso Amor”, apresenta uma voz limpa da cantora baiana em um belo instrumental que soa como um samba canção leve e emocionante e uma letra bonita sobre o amor.



Em “Amo Tanto”, temos a participação elegante da brilhante artista capixaba Nara Leão (1942- 1989) em uma letra apaixonante e um instrumental belíssimo que apresenta bem a Musa da Bossa Nova para as novas gerações e traz ainda intensidades sobre o amor nesse novo trabalho ao fazer uma ótima gravação original dessa canção, que foi extraída do marcante disco “Nara Pede Passagem” de 1966.


Outras canções que merecem destaque são “O Amor Vem da Paz” que possui um lírico elegante e uma sonoridade muito legal e harmoniosa feito com o fino piano de Cristovão Bastos. Enquanto que “Você Vai Rir” é mais uma excelente canção de Samba desse trabalho que apresenta um som contagiante, orquestrado e inspirado na gafieira em uma letra bem descontraída. “Simples Assim” possui os bonitos vocais de Ná Ozzetti com um instrumental arrepiante em uma guitarra bem afiada e uma letra fala de sentimentos e emoções com bastante delicadeza.



“Coração Bifurcado” é um primoroso trabalho de Jards Macalé que serve tanto para as pessoas conhecerem seu repertório em canções primorosas, sejam elas interpretadas por ele ou não, onde o importante delas são seu lírico extremamente poético, suas vozes fortes e sonoridades incríveis. Como também serve para os admiradores e fãs antigos admirarem cada vez mais um nome da música brasileira que faz composições marcantes com grandes cargas emocionais envolta de um ecletismo musical original que faz exaltar ainda mais a sua qualidade cultural, sendo merecidamente reconhecido como um verdadeiro gênio entre os artistas considerados “malditos” da música brasileira.

 

Coração Bifurcado

Jards Macalé


Lançamento: 28 de abril de 2023

Gênero: MPB, Samba

Ouça: "Amor In Natura", "Coração Bifurcado", "Amo Tanto".


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,5

 

Ouça "Amor In Natura" no YouTube:


81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page