top of page

Identidade do homem na capa de ‘IV’ do Led Zeppelin é revelada 52 anos depois

Há exatamente 52 anos, no dia 8 de novembro, 'Led Zeppelin IV' foi lançado, tornando-se um sucesso estrondoso ao vender mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo.

Led Zeppelin IV
(foto de Michael Ochs Archives/Getty Images)


O enigma em torno da identidade do homem na famosa capa do álbum 'Led Zeppelin IV' foi finalmente desvendado. A imagem de um homem idoso com barba grisalha, carregando lenha nas costas e apoiado em um cajado, tem intrigado as pessoas desde o lançamento do álbum em 1971. No entanto, um pesquisador em Wiltshire conseguiu rastrear a história por trás da fotografia.


O indivíduo em destaque é Lot Long, um artista de circo de Wiltshire. Ele nasceu em Mere, Wiltshire, no ano de 1823 e faleceu em 1893. A fotografia em questão foi capturada no final do período da era vitoriana.


Segundo informações do The Guardian, Brian Edwards, que atua como pesquisador visitante na Universidade do Oeste da Inglaterra, fez uma descoberta notável enquanto estava envolvido na organização de uma exposição no Museu Wiltshire. A exposição tinha como foco a exibição de artefatos relacionados à história pública e cultural do condado. Durante sua busca por fotografias antigas de Stonehenge, Edwards se deparou com a imagem que se tornaria reconhecível.



Edwards compartilhou seu entusiasmo, dizendo: "Led Zeppelin forneceu a trilha sonora da minha vida desde os meus anos de adolescência, então realmente espero que a descoberta desta fotografia vitoriana seja um deleite e uma fonte de alegria para Robert, Jimmy e John Paul."



Há exatamente 52 anos, no dia 8 de novembro, 'Led Zeppelin IV' foi lançado, tornando-se um sucesso estrondoso ao vender mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo. Além disso, o álbum foi reconhecido como o 106º melhor álbum de todos os tempos pela NME em 2013.


A identidade do homem retratado na capa do álbum tem sido um enigma desde o seu lançamento original. Acredita-se que Robert Plant, o vocalista da banda, tenha adquirido uma cópia da fotografia em uma loja de antiguidades próxima à residência do guitarrista Jimmy Page, em Pangbourne, Berkshire.



O indivíduo em questão, Lot Long, às vezes conhecido como Lot Longyear, era viúvo na época da captura da fotografia e residia em uma pequena casa de campo em Shaftesbury Road, Mere. A fotografia foi encontrada em um álbum intitulado 'Reminiscências de uma visita a Shaftesbury, Pentecostes de 1892', presenteado por Ernest à sua tia. O Ernest em referência é o fotógrafo Ernest Howard Farmer (1856-1944).


O álbum 'Led Zeppelin IV' apresenta a icônica canção da banda, 'Stairway to Heaven', que, surpreendentemente, Robert Plant tocou no mês passado (21 de outubro) pela primeira vez em 16 anos. Durante um evento beneficente em Oxfordshire, Plant teria sido persuadido a resgatar a música da sua aposentadoria, graças a uma generosa doação de "seis dígitos" feita para o evento.

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page