Sim, as letras do Arab Strap costumam doer e chocar, porém de uma forma necessária e pronta para alertar o ouvinte
Aidan Moffat e Malcolm Middleton são os integrantes da dupla escocesa Arab Strap. Atuando desde a década de 90’s, os dois músicos contam com uma discografia considerável na bagagem, mesmo quando o hiato entre os discos foi grande, como aconteceu com “As Days Get Dark” (2021) que só foi ser lançado 16 anos após “The Last Romance” (2005).
Uma das características do duo são as letras de suas canções. Muitas delas não são fáceis de interpretar ou até de aceitar, repletas de metáforas, narram histórias muitas vezes surreais mas que se encaixam para uma sociedade moderna, podem chegar como uma crítica contundente ou mesmo cercadas de erotismo, deboche e cinismo.
A verdade é que a dupla atravessou décadas observando atentamente um mundo em desenvolvimento, sobretudo com o avanço da internet e da tecnologia. Um mundo que trouxe facilidade para muitos, ao mesmo tempo em que não deixa de ser um lugar caótico, perigoso e amargo.
Para tanto, basta relembrar ‘Fable Of The Urban Fox’, uma poderosa canção do disco “As Days Get Dark”. Na letra, Moffat canta a história de duas raposas que tentam ser felizes num novo habitat. Entretanto, a letra alcança um sentimento cruel, porém real, ao terminar com um desfecho trágico para as raposas. Numa espécie de fábula moderna, a dupla nos alerta para os perigos da xenofobia e de todas as suas consequências.
Sim, as letras do Arab Strap costumam doer e chocar, porém de uma forma necessária e pronta para alertar o ouvinte. Fazem refletir sobre aquela notícia que passa nos noticiários cuja tragédia poderia ter sido evitada caso intolerância, desigualdade e preconceito não pesassem na balança.
“I'm Totally Fine With It Don't Give a Fuck Anymore” (2024), o novo disco (e décimo da discografia), continua com letras afiadas. Em parte é resultado de dois músicos analisando a era da internet com suas redes sociais, busca por likes e cercada por idolatria extrema. Dessa forma, a dupla busca lançar suas críticas e até causar certo desconforto.
A música de abertura, ‘Allatonceness’, começa com barulho de internet discada e se transforma num Rock enérgico, de guitarra marcante, onde Moffat cita a idolatria e as controvérsias da internet e de uma cultura corrompida: ‘Antagonized fanboys, while Nazis and rapists sell merch...’
No começo de carreira, o Arab Strap poderia até ser mais um a mergulhar no Indie Folk. Porém, com os discos lançados e a maturidade chegando, conciliar cenários acústicos com eletrônicos, abordar arranjos com a necessidade cada vez maior de instrumentos e não ter vergonha de entrar em diferentes gêneros deu um diferencial para a dupla.
Mesmo assim, ‘Safe & Well’ com seu belo dedilhado, é um Folk muito bem composto. Por outro lado, composições passeando pelo Electropop a exemplo de ‘Bliss’ com melodia que fisga de primeira e ‘Hide Your Fires’ engatilhada por um marcante refrão demonstram como o duo sabe fazer uso criativo e descomplicado do território eletrônico.
‘You’re Not There’ é conduzida por um sintetizador que transporta o ouvinte para os 80’s. ‘Molehills’ chega com uma batida letárgica, efeitos e uma voz feminina em forma de monólogo. ‘Turn Off The Light’ transita entre a calmaria e a agressividade. Explode num caos sonoro quando o ouvinte menos espera, mergulhando sabiamente em guitarras explosivas e ruídos.
É preciso entender que o universo sonoro de Moffat e Middleton funcionará melhor para quem percebe a união coesa de alguns processos que incorporam a Música: letras, arranjos, melodias, senso crítico. Quando tudo está em equilíbrio musicalmente e surgem mentes que observam o mundo ao redor trazendo vários sentimentos e pensamentos em comum para o ouvinte, a arte faz muito mais sentido. O Arab Strap consegue isso.
I'm Totally Fine With It Don't Give a Fuck Anymore
Arab Strap
Ano: 2024
Gênero: Indie Rock, Rock Alternativo
Ouça: 'Bliss', ‘Safe & Well’, ‘Hide Your Fires’
Pra quem gosta de: The Twilight Sad, Low
Humor: Agridoce, Melancólico
NOTA DO CRÍTICO: 8,5
Veja o vídeo oficial de ‘Bliss’:
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