top of page

Green Day comprova que o número 4 é favorável à banda ao lançar, em 2024, o excelente disco Saviors

'Saviors' foi lançado em 19 de janeiro de 2024.



Você que está lendo este texto acredita em numerologia? A numerologia abrange muitos conhecimentos, entre os mais famosos, a teoria de que existem relações místicas entre pessoas e números. E isso pode ser associado ao caso da renomada banda estadunidense de Punk Rock, Green Day.

 

Formada em 1986 em East Bay, Califórnia, Estados Unidos, o conjunto musical mantém desde 1993 a mesma formação, composta por Tré Cool na bateria, Mike Dirnt no baixo e Billie Joe Armstrong na guitarra e nos vocais. Juntos, eles lançaram discos importantes e excelentes para a música, como 'Dookie' de 1994 e 'American Idiot' de 2004. A coincidência é que eles foram lançados em anos que terminam com o número 4, e agora, em 2024, eles lançam mais um que se junta a essa lista, o politizado 'Saviors'.

 



O novo disco foi lançado originalmente em 19 de janeiro, com 15 faixas que abordam o cenário político estadunidense. Ele é o 14º trabalho de estúdio da banda e foi gravado nas cidades de Londres e Los Angeles, tendo a produção de Rob Cavallo. Cavallo é conhecido por trabalhar com diversos artistas e também foi o responsável pela produção de 'Dookie' e 'American Idiot', dois álbuns essenciais na discografia do Green Day.

 

A capa do disco torna o trabalho ainda mais imersivo e integrado ao trazer uma cena dos conflitos que aconteceram na Irlanda do Norte, que surgiram no início dos anos 1960 e se estenderam até 1998. A diferença é que, em vez de um rosto triste, foi colocado um rosto alegre diante daquele cenário de caos e destruição.

 

O disco abre com "The American Dream Is Killing Me", que já se mostra um autêntico clássico para o repertório do grupo, graças aos seus riffs de guitarra elétricos e empolgantes, um baixo afinado e uma bateria nervosa, além de uma crítica bem elaborada ao famoso sonho americano. Esse sonho foi impulsionado pelo New Deal, que surgiu após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, causando uma crise social e econômica nos Estados Unidos daquela época, com impacto suficiente para interferir no mundo.


O New Deal surgiu para limitar o liberalismo, recuperar a economia e alimentar a ideia do que seria o sonho americano, que faz tanto estadunidenses como estrangeiros verem o país da América do Norte como livre para todos. A música do Green Day serve justamente para criticar essa visão, com uma letra bastante impactante e uma sonoridade maravilhosa. Isso faz da faixa uma excelente abertura para apresentar de forma positiva o som Pop Punk produzido pela banda.

 


A faixa seguinte, "Look Ma, No Brains!", retrata uma visão desinteressada do sistema educacional tradicional, abordada de forma crítica que invoca um forte espírito de rebeldia. A sonoridade traz um som punk clássico, que consegue ser curto, elétrico e rápido. "Dillema", por sua vez, apresenta uma letra profunda que aborda o vício em álcool e outras substâncias numa composição bem intimista de Billie Joe Armstrong. Ele dialoga com o ouvinte sobre essa situação em um som frenético, com um afinamento que traz um som pop punk de qualidade.

 

"One Eyed Bastard" apresenta uma letra que aborda elementos de vingança e crueldade, direcionados a quem foi cruel com o protagonista no passado, envolta em um som extremamente pesado que beira o metal, com um instrumental intensamente alucinógeno.

 


Em resumo, 'Saviors' é um dos melhores discos do Green Day. Embora não atinja as mesmas notas de excelência de 'Dookie' e 'American Idiot', aproxima-se consideravelmente, comprovando a importância do número 4 para a discografia da banda. O álbum é bem produzido, traz elementos que o destacam como um dos melhores trabalhos do grupo desde 'American Idiot', possui uma sonoridade contagiante, músicas com letras atemporais e eleva o rock a altas reverências. Desde figurar em paradas musicais e no mainstream até mostrar a relevância e a importância do gênero musical em pleno 2024, 'Saviors' se estabelece como um verdadeiro marco musical.

 

Saviors

Green Day


Lançamento: 2024

Gênero: Punk Rock, Pop Punk, Rock Alternativo, Rock

Ouça: “The American Dream Is Killing Me", “Look Ma, No Brains!”, “Dillema”

Pra quem curte: The Offspring, Ramones, The Clash


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,5

 

Veja o clipe de “The American Dream Is Killing Me"



105 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page