top of page

Glória Maria: Relembre alguns dos legados marcantes da jornalista na cultura pop

Uma gigante do jornalismo brasileiro, Glória Maria entrevistou Michael Jackson e Freddie Mercury

Reprodução TV Globo.


A TV brasileira perdeu uma gigante do jornalismo nesta quinta-feira (2), Glória Maria morreu aos 73 anos no Rio de Janeiro. A causa da morte da apresentadora e jornalista ainda não foi confirmada. Porém, Glória estava tratando de um câncer.


A jornalista contribuiu com inúmeras matérias, entrevistas e reportagens sobre o meio cultural e outras diversas áreas da televisão. Glória foi a primeira repórter negra da TV, também a primeira a usar lei contra o racismo.


A jornalista, falecida nesta quinta-feira, estreou como repórter em 1971, cobrindo o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio. Os repórteres não apareciam no vídeo naquele tempo. Glória Maria apareceu em 1974, numa reportagem sobre a seleção brasileira para a Copa do Mundo. Seu legado ainda engloba emblemáticas entrevistas com artistas internacionais.



Reveja algumas delas:


Michael Jackson:

Na ocasião em que Michael esteve no Brasil para as filmagens do clipe de "They Don't Care About Us," Glória teve um breve diálogo com o cantor em uma matéria para o Fantástico. A jornalista esteve presente nas filmagens no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e pediu:


"Michael, por gentileza, fale alguma coisa para o povo brasileiro." E ele respondeu: "Eu amo você, Brasil." Glória respondeu ao sentimento e, logo depois, Michael a abraçou e a beijou, demonstrando ternura. Confira abaixo:


Mick Jagger

Em 1984, Glória Maria realizou uma entrevista com o vocalista dos Rolling Stones. Além de perguntar sobre o Rio de Janeiro como cenário de um clipe, a apresentadora conseguiu um autógrafo do músico.



Madonna

Glória conduziu uma entrevista com Madonna em 2005. A apresentadora relatou na época ao Memória Globo que a artista não se comportava bem em entrevistas.Ela teria debochado do inglês de Marília Gabriela e não se mostrou agradável.


A história, contudo, diferiu com Glória. Ao chegar, a jornalista disse quanto tempo teria para a entrevista: "Olhe, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou cometer erros de inglês, estou apavorada, acho que já perdi os quatro minutos".A cantora foi compreensiva e pediu que ela levasse o tempo necessário na entrevista, apesar disso.


Elton John

Glória Maria conversou com Elton John em sua residência, na Inglaterra, para o Fantástico, em 2001. Durante a entrevista, Elton abordou temas como sua vida doméstica, carreira, problemas com substâncias ilícitas e futebol.


Naquele momento, John disse à repórter que só conseguiu atingir a verdadeira felicidade depois de abandonar as drogas e o álcool. O cantor também comentou sobre o amor da vida dele, David Furnish, com quem tem um relacionamento há 30 anos.


Freddie Mercury

Glória acompanhou a chegada da banda Queen e entrevistou Freddie Mercury em 1985, na estreia do Rock in Rio. Daí, questionou o vocalista se a música "I Want to Break Free" era uma homenagem à comunidade gay.


"Não, de forma alguma. Esta música foi composta por John Deacon, que é casado e tem quatro filhos", disse para a jornalista."Ela fala de todos nós, de alguém que leva uma vida muito dura e só quer se libertar dos problemas que enfrenta."

Glória Maria, também foi fonte de força e inspiração para jornalistas negras embarcarem profundamente na profissão, entre elas estão: Flávia Oliveira e Maju Coutinho.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page