Descrito pelo norte-americano Michaelangelo Matos, Caetano é comparado a Bob Dylan
Três baianos fazem parte da lista dos 200 melhores cantores da História, publicada hoje (1) pela versão norte-americana da revista Rolling Stone. João Gilberto (1931-2019) surge na 81ª posição, Gal Costa, que faleceu aos 77 anos em novembro de 2019, está classificada como a 90ª melhor cantora, e Caetano Veloso é apresentado no 108º lugar.
O jornalista argentino Ernesto Lechner, especialista em música latina, classificou João Gilberto e Gal Costa. Sobre o cantor e compositor, Lechner (que confundiu sua naturalidade, chamando o baiano de Juazeiro de carioca) diz que foi um dos fundadores da bossa nova, junto de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. "O carioca, com sua sutileza cosmopolita, murmurava e sussurrava com uma desenvoltura que fazia cada música parecer uma reunião informal de amigos. A sua poesia e o calor que irradiava combinavam perfeitamente com as narrativas da bossa sobre a contemplação da vida na praia de Copacabana", escreveu o argentino.
Já Gal é mencionada como a "cantora feminina mais excepcional da era pós-bossa". "A diva baiana, assim como a lendária rainha Midas, tinha o dom de transformar em ouro tudo o que tocava: a tropicália de olhos arregalados ("Baby", clássico do final dos anos 60), o samba-rock sexy ("Flor de maracujá"), o exuberante frevo ("Festa do Interior") e a bossa funkeada (sua leitura do clássico "Estrada do Sol", de 1979, é tão luxuriante e mística que beira o surreal)".
Descrito pelo norte-americano Michaelangelo Matos, Caetano é comparado a Bob Dylan (o 15º da lista), "um revolucionário do rock com uma forte inclinação literária". "Caetano é um grande intérprete, sua inteligência é nítida e cria uma energia - especialmente - quando está relaxado e falando baixinho. No entanto, é satisfatório quando ele aumenta o ímpeto e dá gritos e trinados emocionantes - e ele transmite tudo em inglês e em português".
A lista é liderada por Aretha Franklin, seguida por Whitney Houston, Sam Cooke e Billie Holiday. As dez primeiras posições são ocupadas ainda por Mariah Carey, Ray Charles, Stevie Wonder, Beyoncé, Otis Redding e Al Green.
Comments