Entenda a luta de Roger Waters para libertar a cantora Nûdem Durak da prisão.
top of page

Entenda a luta de Roger Waters para libertar a cantora Nûdem Durak da prisão.


A cantora e compositora Nûdem Durak já estava praticamente há dois anos em sua sentença de 19 anos de prisão quando uma das poucas brechas que a ligavam à liberdade foi cortada. Antes de sua prisão em 2015, Durak morava em Cizre, na Turquia, cantando e fazendo suas músicas em turco e em sua língua nativa, o curdo. Ela foi supostamente acusada de se comunicar com membros do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), que a Turquia e os Estados Unidos chamaram de organização terrorista. De acordo com seu advogado, ela foi condenada por “ser membro de uma organização ilegal” e sentenciada sem o direito de apresentar provas em sua defesa. Quando ela se apresentou para cumprir sua sentença, ela foi autorizada a levar seu violão para a prisão, mas o instrumento foi arruinado em uma verificação de rotina da cela em 2017, quando os guardas simplesmente serraram o braço o do violão.

“Sempre sonhei em ter uma guitarra, mas não tinha dinheiro para isso”, lembrou Durak em entrevista à Al Jazeera antes de ir para a prisão. “Minha mãe me deu seu anel de casamento e disse: 'Venda este anel e compre um violão'. Quando eu estava com meu violão, isso significava o mundo para mim.”

À medida que o tempo foi passando o caso de Durak foi ganhando força, e chamou atenção de músicos do mundo todo e quando Roger Waters, (o artista solo e ex-cantor e compositor do Pink Floyd), soube do caso do violão de Durak e da sentença de quase duas décadas que ela recebeu, sentiu muita raiva. “Imagino que um violão seria um conforto se você for um cantor e compositor e estiver na prisão”, disse ele à Rolling Stone após fazer uma extensa pesquisa sobre o caso de Durak, ele vem chamando a atenção para a situação dela, recrutando roqueiros como Pete Townshend, Robert Plant, Peter Gabriel e Brian May para amplificar sua mensagem e, posteriormente, conseguir um novo julgamento.

“Nûdem Durak é nossa irmã”, diz Waters, “e temos a responsabilidade absoluta de apoiá-la e às centenas de milhares de outras pessoas que continuam sofrendo seu destino com cárcere privado e encarceramento em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido”.

“A arte deve ser onde nosso coração criativo pode ser libertado, seja para a elevação do espírito humano ou para nossa necessidade de justiça”, disse Townshend à Rolling Stone em um comunicado. “Nûdem é curdo. Sua voz está conectada à sua alma e sua alma sempre cantará para sua família, seu povo e sua nação. Como músicos, não podemos parar. Nossa verdade é quem somos e quem nascemos para ser. Acontece que a música de Nûdem é uma ótima música, e é tão triste que um país com o imenso legado artístico histórico da Turquia trate um bom músico da maneira que tratou Nûdem – o que quer que eles sintam sobre o desejo de reconhecimento dos curdos.”

Waters posteriormente teve uma ideia que chamou a atenção para chamar a atenção para o caso dela: enviar o violão preto Martin que ele usou em sua turnê Us + Them de 2017/18 para Durak na prisão, mas com uma reviravolta. Desde que a guitarra começou suas viagens da casa de Waters em Long Island, Nova York, no ano passado, ela fez várias paradas pela Europa - onde muitos dos maiores nomes do rock estão endossando o instrumento com palavras de apoio - antes de seguir para Bayburt, na Turquia. Durak este ano. “Se pudéssemos mover as autoridades turcas, isso seria uma coisa muito boa”, diz ele. “O advogado dela me disse por meio de um intérprete que ela disse que se sentiu livre pela primeira vez em seis anos. Ela não está livre.”

Além da assinatura de Waters, Townshend, Gabriel, Plant, May, Marianne Faithfull, Mark Knopfler, Noel Gallagher e o ex-colega de banda de Waters no Pink Floyd, Nick Mason, adicionaram suas próprias inscrições.

“Fiquei ciente da perseguição aos músicos curdos na década de 1980 e, mais recentemente, soube da situação de Nûdem através da minha filha que trabalhava no Voice Project”, disse Gabriel à Rolling Stone, referindo-se à Campanha "Aprisionado pela Arte" do Voice Project em 2016. “A destruição de seu violão era algo com que qualquer músico pode se identificar, então fiquei muito feliz em poder apoiá-la dessa maneira.”

As opiniões de Waters sobre a política do Oriente Médio irritaram pessoas em todo o mundo. Seu apoio à Palestina e ao movimento BDS na Cisjordânia de Israel, pedindo aos artistas que não se apresentem em Israel até que o país conceda direitos equitativos aos palestinos, levou a acusações de antissemitismo. “Não sou antissemita ou contra o povo israelense”, disse Waters em resposta a uma acusação do grupo de vigilância antissemitismo Community Security Trust. “Sou um crítico das políticas do governo de Israel.”

A Liga Antidifamação também criticou a insistência de Waters de boicotar Israel em apoio à Palestina em cartas a outros músicos. Em resposta às críticas de Thom Yorke, do Radiohead, sobre suas opiniões sobre Israel, Waters disse acreditar que “o piquete do BDS existe para esclarecer a situação do povo ocupado da Palestina”.

Antes de sua prisão, Durak fazia parte de um grupo musical Koma Sorxwîn e também tocava música sozinha no Centro Cultural Mem û Zîn de Cizre, que, até ser recentemente demolido, era um ponto de encontro de curdos no sudeste da Turquia. Essa parte do país, juntamente com as áreas vizinhas do Iraque, Irã e Síria, compõem o território geocultural conhecido como Curdistão. Embora os curdos vivam lá há séculos, eles enfrentaram opressão nos últimos anos; de 1983 a 1991, era ilegal falar curdo na Turquia e cantar em curdo era um crime passível de prisão.

Quando Durak foi acusada em 2015, a Turquia havia afrouxado suas restrições à cultura curda, mantendo-se cautelosa com os ataques do PKK. No final de agosto, o governo do país reagiu a esses ataques com uma operação policial que levou à prisão de mais de 150 pessoas que o governo alegou serem terroristas. Com a vigilância na região intensificada, as autoridades acusaram Durak de fazer ligações para membros do PKK e de visitar um endereço que acabou sendo uma célula do PKK. ​​(O Ministério da Justiça da Turquia não respondeu a várias perguntas sobre o status da sentença de Durak.) ”, diz Águas,

“Meu advogado me ligou e me disse que eu tinha sido sentenciada”, disse Durak no vídeo. “Havia um mandado de prisão para mim. Eu pensei que ele estava brincando. Eu até ri dele. Infelizmente, era verdade. E não são alguns anos de prisão; são 10 anos e meio.” (O clipe relata erroneamente que Durak foi condenado simplesmente por cantar na prisão, embora seu advogado agora diga que não foi o caso. Sua sentença foi posteriormente estendida para 19 anos.)

O advogado de Durak, Ali Çimen, disse a Waters que ela não foi capaz de se defender adequadamente, alegando que foi condenada, em parte, com base em que uma gravação de escuta telefônica era uma “forte possibilidade” de que fosse ela, mas não confirmada. Çimen alegou ainda que Durak não tinha conhecimento de qualquer envolvimento com o PKK no endereço que visitou. As autoridades disseram a ela que começaram a investigá-la depois que ela aceitou uma mensagem de um membro do PKK enquanto se apresentava no Centro Cultural Mezopotamya, embora a pessoa que originalmente disse que recebeu as mensagens mais tarde desmentiu sua acusação dizendo que foi forçado a dar uma declaração falsa. Segundo o advogado de Durak.

“Parece totalmente claro que não há um pingo de evidência para apoiar o protesto do governo de que ela é uma criminosa violenta”, diz Waters. “Não há nenhuma evidência para apoiar essa visão. Ela não fez nada além de ensinar as crianças a tocar violão e escrever e cantar canções sobre sua pátria. Ela é curda.”

Em dois julgamentos, ao lado de mais de uma dúzia de outros réus, Durak foi condenada a 10 anos, respectivamente, em conexão com um ataque terrorista que resultou em 18 mortes. O advogado de Durak disse a Waters que, apesar de ninguém ter apresentado acusações contra ela, foi condenada por estar no lugar errado na hora errada.

“É chocante perceber que ainda existem países em que músicos que querem fazer exatamente a mesma coisa que nós, acabam na cadeia com suas vidas em risco”, diz Gabriel. “É um lembrete das liberdades que damos como garantidas e da responsabilidade que temos de tornar suas histórias mais conhecidas.”

Questionado sobre o que uma pessoa comum pode fazer para ajudar Durak, Waters diz: “É uma pergunta muito boa. “Há um coro lá fora, e este coro estará profundamente preocupado com a situação desta jovem, pois estão preocupados com a situação de pessoas falsamente presas, sejam elas, políticas ou não, em todos os lugares. E esse coro, de vez em quando, levanta a voz em harmonia.”

 

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page