top of page

Empresário de David Bowie afirma que uma turnê de retorno de Ziggy Stardust chegou a ser planejada

Bowie enterrou Ziggy em 1973.

David Bowie se apresenta ao vivo no palco da Earls Court Arena em 12 de maio de 1973 durante a turnê Ziggy Stardust


Tony Defries, ex-empresário de David Bowie revelou que uma turnê de Ziggy Stardust chegou a ser planejado pelo saudoso ícone da cultura pop. Bowie aposentou seu alter ego em um show no Hammersmith Odeon, em Londres, em 1973.


Na época, Bowie chegou a dizer em uma entrevista para o portal do NME: “É isso. Não quero mais fazer shows e as datas americanas foram canceladas. A partir de agora vou me concentrar em várias atividades que têm muito pouco a ver com rock e pop”.



Agora, Defries disse que a razão pela qual ele aposentou sua persona foi por causa de seu enorme sucesso.


“Basicamente, acho que o sucesso não era a situação ideal para David”, disse Defries ao MOJO. “Quando [o álbum de 1973] 'Aladdin Sane' estava vendendo enormes quantidades e as multidões fechavam as estações ferroviárias, apenas para dar uma olhada nele, acho que foi quando tudo começou a cair, que ele não era mais uma pessoa comum. O efeito Ziggy estava tomando conta e ele não conseguia lidar com isso, na verdade”, disse ele.



Ele também disse que o raciocínio de Bowie foi influenciado por Frank Sinatra, que deixou a indústria da música em 1971 antes de retornar dois anos depois. Ele explicou: “David era um grande fã de Sinatra. Fazer o retorno é a chave.


Surpreendentemente, porém, ele disse que planejava fazer uma turnê de retorno.


Ele acrescentou: “Tentamos e falhamos em conseguir promotores na América para reservar [uma turnê de retorno de Bowie / Ziggy Stardust] em grandes arenas como atração principal. Então, esse foi um motivo real para aposentar Ziggy, para ser honesto com você… nada a ver com música ou estilo ou qualquer outra coisa.”



36 visualizações0 comentário
bottom of page