top of page

Em Súper Terror, a banda de Indie Rock da Argentina, El Mato A Un Policía Motorizado, eleva seu som

"Súper Terror" foi lançado em 7 de julho de 2023.

Foto: Divulgação/Guido Adler



Desde seu surgimento entre os anos 1970 e 1980, o Indie Rock, um subgênero musical ligado ao Rock, tem feito bastante sucesso, principalmente por trazer letras de cunho social ou com um sentimentalismo profundo envoltas de sons incríveis feitos por artistas espetaculares. Entre esses nomes especiais, pode-se citar: The Smiths, Lana Del Rey, Arctic Monkeys, Boygenius, Rubel e El Mató a Un Policía Motorizado.


A banda El Mató a Un Policía Motorizado se originou em La Plata, na Argentina, em 2003. Ela é formada por Santiago "Motorizado" (baixo e voz), Willy "Doctora Muerte" (bateria), Manuel "Pantro Puto" (guitarra), Gustavo "Niño Elefante" (guitarra) e Chatrán Chatrán (teclados). Apesar de serem do Indie, o conjunto flerta bastante também com o Rock Alternativo de nomes excelentes da cena musical, como Sonic Youth, Pixies e Nirvana. Todos esses elementos fazem dessa banda ter um som único e bem popular para quem quiser ouvir. E é com essa fama consolidada que, em 2023, eles lançam “Súper Terror”, seu quarto disco de estúdio, que traz o melhor do uso dessas referências culturais.

“Súper Terror” tem 10 faixas que são, musicalmente falando, uma explosão rítmica que merece a atenção para as suas letras e a audição para seus sons, onde há misturas, referências e influências musicais feitas de forma bonita e acolhedora.


A faixa de abertura, “Un Segundo Plan”, faz um som que traz elementos de Noise Rock, Alternativo e Pós-Punk, como se fosse uma mistura que envolvesse as sonoridades de Sonic Youth, The Smashing Pumpkins e The Cure, que juntas se consolidam no toque pessoal do conjunto, que traz um som bem enérgico e potente, não apenas para essa faixa, mas para todo o álbum, onde essa canção abre ele de forma excelente.


“Medalla de Oro” é uma faixa interessante por analisar, na sua letra, a conquista da Argentina na Copa do Mundo de Futebol Masculino como seu tema principal, ao mesmo tempo que sintoniza os ouvidos para um som bem suingado, longo e envolvente, devido ao seu poder instrumental dos seus instrumentistas e à força da presença vocal de Santiago "Motorizado" soa como se toda essa combinação artística soasse como uma bonita homenagem musical ao Soda Stereo, uma das maiores e melhores bandas da história do Rock da Argentina. Se Gustavo Cerati, o eterno vocalista do Soda Stereo, estivesse vivo, certamente quereria participar dessa canção que é um dos grandes destaques desse trabalho.

“Tantas Cosas Buenas” tem uma levada Pop e New Wave que parece ter sido extraída da década de 1980, com o duo Tears For Fears como principal ponto inspirador, e isso faz a canção proporcionar um som cativante, que a torna dançante, com uma letra bem melódica. “Diamante Roto” tem um arranjo que remete ao Indie feito nos anos 2000 e é feito com bastante elegância, ao trazer guitarras e baixo bem afiados, em um lírico bem profundo e sonoro.


“El Número Mágico” e “El Profeta de Fuego” possuem batidas elétricas que trazem uma maturidade bem experimental ao misturar seu som com o eletrônico da banda New Order, com uma vibe oitentista que se conecta de forma impactante ao Indie, ao trazer faixas que são explosivas e viscerais.



“Súper Terror” é um excelente disco de El Mató a Un Policía Motorizado, uma banda de Rock que tem se destacado de forma positiva na cena Indie da Argentina e também da América Latina, ao trazer para seu som vários elementos musicais que fazem do seu som muito bom desde o primeiro disco, e nesse novo trabalho isso é realizado em conseguir elevar essas misturas em um nível elevado, universal e inesquecível em cada nota, letra e som utilizado.

 

Súper Terror

El Mato a Un Policía Motorizado


Gênero: 7 de julho de 2023

Ouça: "Medalla de Oro", "Un Segundo Plan", "Tantas Cosas Buenas"

Para quem gosta de: Soda Stereo, Arctic Monkeys, Sonic Youth, The Strokes, Boygenius

Humor: Melancólico, Silencioso, Reflexivo


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Veja o videoclipe de "Medalla de Oro":


131 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page