top of page

Em “Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno”, Gabriel o Pensador reafirma o poder do Rap na música

Atualizado: 7 de out. de 2023

O trabalho é um ato que une a rebeldia e a poesia de Gabriel, com um abraço destinado à música, em especial, ao Rap e o Hip Hop.

Steff Lima/divulgação.


Gabriel Contino, mais conhecido pelo nome artístico Gabriel o Pensador, é um dos grandes nomes do rap e hip-hop no Brasil. Desde que lançou seu primeiro disco em 1993, o artista carioca trouxe um repertório cheio de poesias e rimas em letras que analisam de forma profunda o mundo e a sociedade, abordando diversos temas. Ele é reconhecido como um grande nome da MPB surgido na década de 1990, graças ao seu repertório e aos videoclipes que eram transmitidos e divulgados.


Seu último álbum até então tinha sido "Sem Crise", lançado em 2012. Analisando o ano de 2023, muitas coisas culturais aconteceram nesse intervalo de 11 anos: o fim da MTV Brasil, o falecimento de Chorão que era o vocalista da banda Charlie Brown Jr. e também amigo pessoal de Gabriel, e a consolidação de novos nomes no Rap e Hip Hop no Brasil, como, por exemplo, Criolo e Emicida.


Houve também o surgimento de subgêneros ligados ao rap e transformações sociais no Brasil e no mundo. Enquanto isso, Gabriel estava lançando singles, seja solo como "Tô Feliz (Matei o Presidente) 2", ou com outros artistas, como "A Cura Tá No Coração", em parceria com a notável cantora mineira Cynthia Luz, "Racismo é Burrice", com a banda carioca Detonautas Roque Clube, "Evolução", com a cantora catarinense Jade Baraldo, e "Cacimba de Mágoa", com o ilustre grupo paulista de Forró Falamansa. Agora, em 2023, o rapper lança "Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno", seu novo disco de estúdio após 11 anos, no qual ele reafirma o poder do Rap na música com verdadeiras poesias musicais.


O disco foi construído aos poucos. Ele conta com a produção de várias pessoas, incluindo Kevin White e Gabriela Vicente, que é namorada do músico. A influência de Gabriela no disco o levou a explorar o rap e suas vertentes, incorporar elementos de trap, incluir reggae e proporcionar uma atualização atemporal de seu repertório. Além disso, o álbum apresenta muitas participações especiais. Com 12 faixas, o disco sintetiza a boa energia sonora e a excelente qualidade lírica que ele possui.



O álbum é um ato que une a rebeldia e a poesia de Gabriel com um abraço destinado à música, em especial ao rap e o hip-hop. Isso mostra de forma significativa o trabalho do artista e reafirma sua posição como um dos melhores músicos de sua geração, ao misturar gêneros e criar canções inesquecíveis.

"Cachimbo da Paz 2" pode parecer, à primeira vista, como uma continuação da música Cachimbo da Paz que o músico lançou em 1997 no antológico disco "Quebra-Cabeça" de 1997, na qual ele fez um magnífico dueto com DJ Memê e Bollado, o pseudônimo de Lulu Santos usado na década de 1990. Mas é uma versão diferente porque aqui ele traz um recado duro sobre a violência, a guerra às drogas e fala de forma verdadeira sobre o aumento da intolerância, seja ela racial, social ou religiosa. Aqui ele tem a excelente companhia de Lulu Santos, que traz sons magníficos com sua guitarra, e de Xamã, que faz rimas poderosas, o que faz soar como um futuro clássico atemporal não apenas do disco, mas da carreira de Gabriel o Pensador.


"Nunca Tenha Medo" é uma grandiosa parceria de Gabriel com Black Alien, um nome bastante ligado ao conjunto carioca Planet Hemp. A canção reafirma o poder da Velha Guarda do Rap brasileiro para mostrar que está atenta aos acontecimentos que envolvem a vida e o planeta, com uma letra impactante e cheia de reflexões no melhor estilo, com ótimas batidas, que fazem dela um som bem especial.



"Liberdade" é uma canção de Reggae cheia de pensamentos, ginga e suavidades, que tem a presença marcante do cantor gaúcho Armandinho, que traz tranquilidade para os momentos difíceis e faz sentir respiro nas horas de calmaria, como é bem percebido nesse trecho onde tem nele o nome do disco "Já rodei pelo mundão pra saber que ele é pequeno e cada sonho é sagrado e infinito/ Tenho antídoto pra todo tipo de veneno, defendendo e dividindo a fé naquilo em que acredito".


"Ultimamente" é uma canção que fala sobre decepções de pessoas que trouxeram desilusão, ao mesmo tempo que faz refletir sobre pessoas que realmente se importam, em uma sonoridade incrível. Enquanto que "Obrigado Mar Por Isso Tudo", que tem a presença ilustre do surfista havaiano Makua Rothman, tem uma sonoridade bem good vibes, que mostra paixão pelo mar e exalta as coisas boas da vida, em arranjos bem descontraídos.


"Profecia" explicita bem o lado cronista do rapper para os temas sociais, com bastante propriedade, o que faz parecer que a faixa teria sido lançada nos anos 2000. Ela poderia se encaixar perfeitamente no repertório do álbum "Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)", de 2001, por mostrar um lírico bem maduro, reflexivo e interessante.



"Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno" é um dos melhores discos de rap do ano de 2023 e também um álbum esplêndido para a discografia de Gabriel o Pensador. Isso porque consegue mostrar que o músico sabe se reinventar musicalmente, fazendo um passeio excelente no rap e suas vertentes, com um sorriso nos dentes que vai agradar aos fãs mais antigos e, consequentemente, atrair fãs mais novos com uma sonoridade incrível, letras deslumbrantes, produção muito bem feita e participações que acrescentam muito ao repertório.


O disco se destaca como um trabalho que demonstra o quanto o rap e o hip-hop são versáteis e evidencia a genialidade de Gabriel o Pensador, que é sempre preciso e atento aos seus pensamentos. Quando ele está ativo, gera músicas excelentes e letras incríveis.

 


Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno

Gabriel o Pensador


Lançamento: 15 de setembro de 2023

Gênero: Rap, Hip Hop, MPB, Pop

Ouça: "Cachimbo da Paz 2", "Liberdade", "Profecia"

Humor: Provocativo, poético, sensitivo

Para quem curte: Criolo, Emicida, Thaíde


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Veja o videoclipe de "Cachimbo da Paz 2":






129 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page