El Efecto celebra 20 anos de estrada com turnê comemorativa


Banda Efecto. Imagem Divulgação

Veterana e destaque da cena independente carioca, a El Efecto celebra em 2022 sua segunda década de história com uma turnê comemorativa onde apresentarão sua mescla única de ritmos, indo do samba ao metal com forte postura política em shows especiais. Com performances confirmadas no Rio de Janeiro (com Trupe Lona Preta e dividindo noite com Maglore, no Circo Voador, no dia 08/04) e em São Paulo (com Trupe Lona Preta e Ilessi, no Palco Bixiga, no dia 14/04).


Atualmente, a banda é formada por Tomás Rosati (voz, cavaquinho e percussão), Cristine Ariel (guitarra, cavaquinho e voz), Ygor Helbourn (bateria), Bruno Danton (voz, violão e viola), Aline Gonçalves (flauta e clarinete e voz) e Vovô Bebê (baixo e voz). O grupo está em estúdio trabalhando em seu novo disco.


A temática com base política é recorrente nas canções do El Efecto, que ficou conhecido no país graças à canção “O Encontro de Lampião com Eike Batista”, em que mistura o rock com a literatura de cordel. Em junho de 2013, El Efecto foi indicado como Melhor Grupo de Rock no Prêmio da Música Brasileira. “Pedras e Sonhos”, álbum da faixa viral, foi considerado um dos três melhores discos do gênero. Desde então, a banda vem expandindo seu público em apresentações por todo o país e algumas incursões internacionais no Equador, Argentina, Portugal e Espanha.


Seu álbum mais recente é o laureado “Memórias do Fogo”, um convite a conhecer e contar histórias. Com letras que evocam desde tradicionais símbolos de luta, até a ideia do empreendedorismo de faz-de-conta, o disco chama o ouvinte a questionar-se e, porque não, rebelar-se contra as lógicas da opressão.


 

19 visualizações0 comentário