top of page

Duo 'A Balsa' reúne brasilidade, Psicodelia e Pop Experimental no début ‘A Semana Passou Parecendo Um Mês’

O duo não tem medo de investigar outros gêneros como MPB e Psicodelia.

Foto: Divulgação


A Balsa é um duo paulistano que lança seu primeiro disco, "A Semana Passou Parecendo Um Mês". Mas longe de pensar que o duo seja tão novato assim e pouco conhecido. Em 2022, ganharam um concurso intitulado ‘Temos Vagas’ da 89 FM. Com isso, no mesmo ano, tiveram o direito de abrir a edição do Lollapalooza Brasil no palco Onix.

 

Depois foi a vez de colaborar na coletânea “Futuro do Passado”, um álbum que homenageava os 40 anos de carreira de Lulu Santos. A Balsa participou com a faixa ‘Aquilo’. Brunno Bari é o multi-instrumentista que cuida dos arranjos e harmonias, enquanto Fil Souza é o responsável pelas composições e vocais.

 

A sonoridade passa tanto um caráter Pop como  indie/experimental. O duo também se preocupa com as letras que abraçam a importância da reflexão do ouvinte sobre rotina, relacionamentos e a vida de uma forma geral.


Mesmo quando a mensagem do duo chega com um lado humorado, inebriado por uma fina ironia, o recado está dado (seja para falar do mundo tecnológico, seja para dizer da efemeridade da vida). ‘Rede Social’ cita: ‘eu não sei fazer rede social/a ressaca que afoga é superficial’. Em ‘Dias de Cão’, Fil canta: ‘E se a Terra vivesse dos restos modelo Delorean/ como retornar desse lugar comum?’.

 

Em ’10:10’, o duo explora mais as guitarras, bem presente na melodia. ‘Tardar’, por sua vez, mostra a importância de um clima mais etéreo e conduzido em parte por sintetizadores. ‘Capa Dura’ começa com um ritmo letárgico/melancólico lembrando um Lo-Fi.  ‘1/4’ explora um lado eletrônico, ganhando uma batida praticamente dançante.


 


O duo não tem medo de investigar outros gêneros como MPB e Psicodelia, muitas vezes fundindo os gêneros como acontece na faixa ‘Da Porta Pra Fora’. Mais um disco que mostra como novos artistas tem se preocupado em manter nossa brasilidade musical incorporando ecletismo e casando tanto o Indie como o Pop-Rock de fácil assimilação.

 

A Semana Passou Parecendo um Mês

A Balsa


Ano: 2024

Gênero: Pop Rock, Indie

Ouça: 'Rede Social, 'Da Porta pra Fora' '1/4'

Humor: Reflexivo, irônico, psicodélico

Pra quem curte: Rock Nacional, LYYA


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 


 Veja o vídeo oficial de ‘Boca Do Mar’:



 


27 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page