top of page

Domínio ".br" completa 35 anos como um dos mais populares do Brasil

Estabelecendo-se como um dos endereços de sites mais populares do país, com mais de 5,3 milhões de registros.

Domínio ".br" completa 35 anos como um dos mais populares do Brasil
Imagem: Reprodução.


O domínio ".br" completa 35 anos nesta quinta-feira (18), estabelecendo-se como um dos endereços de sites mais populares do país, com mais de 5,3 milhões de registros. Além disso, é notável que o superávit do uso seja revertido em investimentos para aprimorar a infraestrutura de internet no Brasil.


A história do ".br" remonta a 18 de abril de 1989, quando o cientista da computação Jon Postel delegou o domínio ao grupo que operava redes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Inicialmente utilizado para identificar máquinas no ambiente acadêmico, os registros eram escassos.




A estabilização do acesso à internet no Brasil ocorreu no início de 1991, quando já existiam outros domínios além do ".br", como o "com.br" e o "gov.br". O crescimento do ".br" só se deu de forma expressiva na década de 90, passando de 851 domínios registrados em 1995 para mais de 7.500 em 1996, com o processo de registro se tornando automatizado.

Em 2006, o ".br" alcançou a marca de 1 milhão de registros, e em 2012 atingiu 3 milhões. Em 2022, ultrapassou os 5 milhões de registros, consolidando-se como um dos domínios mais populares, ocupando a 6ª posição entre 300 existentes.




Algumas curiosidades sobre o ".br":


- A anuidade é um dos valores mais baixos do mundo, sendo de R$ 40 e sem reajuste desde 2017;

- Possui servidores no exterior, como nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia;

- O domínio "gov.br" é um dos mais famosos e acessados atualmente;

- Oferece vantagens de segurança, como autenticação de duas etapas, criptografia por meio de DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions) e camada extra de proteção contra roubos de informações e dados;

- Ao lado da Suécia, foi o primeiro domínio a adotar o DNSSEC há cerca de 15 anos, melhorando a segurança das redes e evitando golpes;

- Permite o redirecionamento de páginas, preservando o domínio mesmo ao mudar para diferentes plataformas.


(Fonte: OlharDigital)


82 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page