Diretor de documentário vencedor do Oscar 2025 está desaparecido após ataque
- Marcello Almeida
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Até o momento, não há mais informações sobre o paradeiro do cineasta

Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Documentário, está desaparecido após um ataque.
Segundo Yuval Abraham, também diretor do filme, Ballal foi agredido por “colonizadores” de Israel e sofreu ferimentos no estômago. Abraham relatou o ocorrido nas redes sociais:
“Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então.”
Yuval Abraham é jornalista e acompanha o conflito entre Israel e Palestina. Ele dirigiu Sem Chão ao lado de Ballal, Rachel Szor e Basel Adra.
No início deste mês, Sem Chão conquistou o Oscar de Melhor Documentário. Ao receber o prêmio, o diretor Basel Adra fez um discurso contundente, pedindo o fim do genocídio contra o povo palestino. “Sem Chão reflete a dura realidade que temos suportado por décadas e ainda resistimos enquanto apelamos ao mundo para tomar medidas sérias para parar a injustiça e parar a limpeza étnica do povo palestino”, afirmou.
Sinopse de ‘Sem Chão’
O documentário ‘Sem Chão retrata as relações conflituosas entre Israel e Palestina através da perspectiva de um coletivo de cineastas e ativistas palestinos-israelenses. A narrativa destaca a aliança inusitada e cheia de contradições entre Basel Adra, um jovem militante palestino que, desde a infância, testemunha e resiste à destruição de sua comunidade em Masafer Yatta pela ocupação israelense, e Yuval Abraham, um jornalista israelense que decide se unir à sua causa. Esse vínculo complexo é assombrado pela extrema desigualdade entre os dois ‘vizinhos’.
Ainda em cartaz em alguns cinemas brasileiros, Sem Chão chega ao streaming Filmelier+ em abril. O documentário, já aclamado pela crítica, ganhou ainda mais destaque após vencer o Oscar de Melhor Documentário em 2025.
Até o momento, não há mais informações sobre o paradeiro do cineasta.
Comments