top of page
Foto do escritorEduardo Salvalaio

Desaparecidos na Noite mescla ação, suspense e drama nas situações de um pai para encontrar seus filhos

O filme está disponível no catálogo da Netflix

Créditos: Netflix / Divulgação


Pietro (Ricardo Scamarcio) passa por um momento conturbado em sua vida. Está enfrentando um complicado processo de divórcio com sua esposa Elena (Annabelle Wallis). Constantemente é cobrado pelas dívidas que adquiriu. Para piorar, percebe que Bianca (Gaia Coletti) e Giovanni (Lorenzo Ferrante), seus dois filhos, foram sequestrados durante uma noite que parecia ser tranquila.

 

O filme italiano Desaparecidos na Noite (Svaniti Nella Notte, 2024) chega com essa premissa interessante. O diretor Renato de Maria (Roubando Mussolini, 2022) deseja entregar um thriller frenético com suspense e ação, até porque seu currículo nos levar a crer nisso, muitos filmes do diretor tratam de assuntos ligados a crimes.

 

O filme, em seu início, tenta passar uma sensação de tranquilidade entre os personagens, inclusive para Pietro. Um passeio de lancha com a família, logo em seguida um refrescante mergulho nas águas tranquilas de um mar límpido (apesar do ‘susto’ que as duas crianças pregam nos pais). Em contrapartida, numa cena posterior, acompanhamos tanto Pietro como Elena perante os advogados para tratar dos assuntos sobre o divórcio. 


Créditos: Netflix / Divulgação

Pietro é um pai dedicado e amoroso com os filhos. Perdê-los, sobretudo sob sua guarda, será agora a maior de suas preocupações. Após um telefone de um estranho exigindo um preço alto pelo resgate das duas crianças, o homem não medirá esforços em encontrar uma forma de revê-las.

 

Dessa forma, o filme foca na luta de Pietro em cumprir sua ‘missão’ para conseguir o dinheiro. Ele tem pouco tempo e enfrentará alguns desafios para ter seus filhos de volta. Em meio ao desespero, correrias, medos e perigos, a trama esconde bem os possíveis suspeitos do rapto e cria tensão através da luta de um pai contra o tempo para salvar seus filhos.

 

Sem apelar para a violência banalizada ou ação absurda/exagerada, o diretor realiza algumas cenas regidas pelo suspense, muitas delas que apavoram nosso personagem e que quase frustram suas esperanças (como a cena noturna da lancha). Sendo assim, difícil o espectador não ser cúmplice da jornada de Pietro.

 


Com alguns flashbacks da última noite de Pietro em companhia das crianças, chega o momento de desvendar quem está por trás do rapto. É a hora de prestar atenção a detalhes que fazem a diferença. O filme perde um pouco no suspense e na ação para ganhar um ritmo mais dramático, sobretudo com o desfecho que pode tomar após algumas surpresas e revelações.

 

Desaparecidos na Noite tem belas locações, boas cenas utilizando tanto iluminação como a escuridão e, apesar do ritmo mais lento e o apelo dramático para os minutos finais, leva o espectador adiante numa trama que nos faz pensar em família e no que somos capazes de fazer para salvar quem mais gostamos.

 

Desaparecidos na Noite

Svaniti Nella Notte


Ano: 2024

Gênero: Drama, Suspense

Direção: Renato de Maria

Roteiro: Alejo flah, Luca Infascelli

Elenco: Ricardo Scamarcio, Annabelle Wallis, Gaia Coletti, Lorenzo Ferrante

País: Itália

Duração: 92 min


 

NOTA DO CRÍTICO: 6,5

 

Trailer:



42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page