top of page

Crítica: Pâmela Amaro faz excelente estreia com o álbum 'Samba Às Avessas'

Atualizado: 3 de ago. de 2022

Pâmela Amaro se torna uma grande novidade da música brasileira em 2022 que necessita ser conhecida e ouvida pelo mundo afora


Quando se pensa em grandes nomes culturais do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que nomes vem à sua cabeça? Provavelmente vem de Mário Quintana, Erico Verissimo e Luís Fernando Verissimo na literatura. Já na música podemos citar nomes como: Adriana Calcanhotto, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Cachorro Grande, Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii. Entretanto, existe o nome de uma pessoa que também quer fazer parte dessa seleta lista. Essa pessoa é Pâmela Amaro que está lançando 'Samba Às Avessas' seu excelente disco de estreia onde ela está se debutando como uma das grandes revelações musicais da música brasileira em 2022.


Pâmela Amaro é natural de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Ela possui grandes referências na MPB e no Samba de Raiz, com destaque em Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara que são ótimas interpretes e são importantes na música brasileira, onde elas exercem uma forte inspiração e influências para a artista gaúcha, seja em lutas antirracistas e na formação do seu repertório que transmite uma sonoridade bem forte, poética, envolvente e cativante.

Um registro harmonioso e alegre que ressalta os valores da cultura brasileira e a força da mulher negra.

'Samba Às Avessas' foi feito e produzido com o patrocínio da Natura Musical por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura) em parceria com os selos Mundaréu e YB Music e conta com a direção artística de Tiago Souza.


O álbum contém tem 12 músicas espetaculares onde as letras foram compostas pela gaúcha e por seus parceiros musicais. Com destaque para “Saudação a Tupan” uma forte homenagem musical ao seu avô que faleceu de covid-19 em 2020. “Deixa que Eu Vou Te Contar” dá voz as mulheres negras esquecidas pela sociedade, numa letra bem impactante que conta com as brilhantes participações de Maíra Freitas e Yzalú.


“Antes de Nós” uma canção que exalta de maneira festiva os encontros de pessoas na vida de cada um de nós. A faixa título é um encontro marcante de Pâmela com Nilze Carvalho. “Colo de Mãe” juntamente com “Não posso chamar de meu rei” mostra ao público que no Rio Grande do Sul tem Samba de alta qualidade. E “Já Ganhou Meu Coração” um som que exalta bem o romantismo de uma forma bem leve e descontraída.


'Samba Às Avessas' exalta maravilhosamente bem a cultura gaúcha de forma eclética, exaltando perfeitamente o lado da população negra desse estado que merece ser explorado beneficamente com suas grandes manifestações artísticas e felizmente Pâmela Amaro faz parte disso. Uma grata surpresa musical na música brasileira em 2022 que necessita ser descoberta e ouvida pelo mundo afora, por trazer grandes emoções, atmosferas sonoras e letras únicas.

 


Samba Às Avessas

Pâmela Amaro


Lançamento: 2022

Gênero: Samba, MPB

Ouça: “Saudação a Tupan”, “Deixa que Eu Vou Te Contar”

Humor: Alegre, poético, festivo


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

OUÇA NO SPOTIFY:



















 

Ouça "Deixa Que Eu Vou Contar":


 


103 visualizações0 comentário
bottom of page