Segundo site oficial da Legislação Municipal de SP, a medida, que altera a Lei nº 14.485 de 19 de julho de 2007, foi incorporada ao Calendário de Eventos da cidade.
O dia 22 de maio será oficialmente conhecido como o "Dia de Rita Lee" na cidade de São Paulo, conforme estipulado por uma nova lei. Segundo site oficial da Legislação Municipal de SP, a medida, que altera a Lei nº 14.485 de 19 de julho de 2007, foi incorporada ao Calendário de Eventos da cidade por iniciativa do vereador Celso Giannazi, do PSOL.
A data foi escolhida por ser a mesma que Rita Lee, carinhosamente chamada de Rainha do Rock, escolheu para comemorar seu aniversário, embora ela tenha nascido em 31 de dezembro de 1947.
Rita explicou que sua escolha se deve ao desejo de celebrar em uma data que não coincida com as festividades de fim de ano. Em uma entrevista ao programa "Fantástico" da TV Globo para a jornalista Renata Ceribelli, ela revelou: “Eu nasci no dia 31 de dezembro, último dia do ano, nunca tive uma festa minha. Aí, Renata, eu escolhi o dia 22 de maio para fazer aniversário, que é o dia de Santa Rita de Cássia.”
Além dessa homenagem, a cidade de São Paulo já havia prestado outro tributo à artista no início deste ano. Em junho, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou um projeto de lei que renomeia uma área do Parque Ibirapuera em sua honra. O espaço, entre os portões 7 e 8, agora se chama “Praça da Paz – Rita Lee”. Este tributo vem pouco mais de um ano após o falecimento da cantora, ocorrido em 8 de maio do ano passado.
Rita Lee tinha uma conexão especial com o Parque Ibirapuera, que ela referia como “Floresta Encantada”. O local foi o cenário de muitos momentos pessoais significativos, incluindo a cerimônia de seu velório.
Em sua autobiografia, Rita recorda com carinho os piqueniques em família no parque: “Antes de virar parque, a floresta do Ibirapuera era o lugar perfeito para os piqueniques dos Jones, domingo sim, domingo não. Socadas no Jeep com Charles pilotando, as seis mulheres equilibravam cestas de comidas e ferramentas de jardinagem. Estacionávamos em frente ao Instituto Biológico e de lá seguíamos a pé dois quarteirões até a entrada da floresta.”
O "Dia Rita Lee" será uma ótima forma de os fãs e admiradores homenagearem o grandioso legado musical e artístico de Rita Lee na arte e cultura brasileira que certamente será passado e compartilhado por inúmeras gerações.
Commenti