top of page

Christopher Nolan diz que a IA está atingindo seu “momento Oppenheimer”

"Temos que responsabilizar as pessoas pelo que fazem com as ferramentas que possuem"

Crédito: Julien De Rosa/AFP via Getty Images


Christopher Nolan compartilhou seus pensamentos sobre o atual boom da inteligência artificial em Hollywood, descrevendo-o como "aterrorizante".


Durante um painel realizado após a exibição de "Oppenheimer" em Nova York, o diretor expressou sua preocupação com os efeitos da IA na indústria, defendendo a importância da "responsabilidade".



Nolan disse, por Variety: “O surgimento de empresas nos últimos 15 anos usando palavras como algoritmo - sem saber o que significam em qualquer tipo de sentido matemático significativo - esses caras não sabem o que é um algoritmo. As pessoas na minha empresa falando sobre isso, elas simplesmente não querem assumir a responsabilidade por tudo o que esse algoritmo faz.”


Ele continuou: “Aplicado à IA, essa é uma possibilidade terrível. Aterrorizante. Até porque os sistemas de IA irão para a infraestrutura defensiva no final das contas. Eles estarão encarregados de armas nucleares. Dizer que é uma entidade separada da pessoa que maneja, programa, coloca essa IA em uso, então estamos condenados. Tem que ser sobre responsabilidade. Temos que responsabilizar as pessoas pelo que fazem com as ferramentas que possuem.”



“Com as disputas trabalhistas acontecendo em Hollywood agora, muitas delas – quando falamos sobre IA, quando falamos sobre essas questões – todas nascem da mesma coisa, que é quando você inova com tecnologia, você temos que manter a responsabilidade”, afirmou Nolan.


Os comentários de Nolan sobre a IA foram motivados pela greve em andamento em Hollywood - na qual atores recentemente se uniram a escritores em suas reivindicações. Na semana passada, o Screen Actors Guild e a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (SAG-AFTRA) declararam oficialmente sua intenção de entrar em greve. Uma das áreas de preocupação do sindicato é o uso da IA na indústria.


Cillian Murphy em 'Oppenheimer'. CRÉDITO: YouTube


Oppenheimer é um drama biográfico estrelado por Cillian Murphy como o titular J. Robert Oppenheimer, conhecido como “o pai da bomba atômica”, e será lançado nos cinemas em 20 de julho.

13 visualizações0 comentário
bottom of page