Brian May revela insatisfação com a sonoridade final de “Under Pressure” do Queen e David Bowie
top of page

Brian May revela insatisfação com a sonoridade final de “Under Pressure” do Queen e David Bowie

“Pra ser honesto, eu nunca gostei da maneira como foi finalizada. Mas reconheço que funciona."

Brian May do Queen
Imagem: Reprodução.


Brian May, o lendário guitarrista do Queen, expressou sua insatisfação com a sonoridade final do clássico “Under Pressure”, sucesso de 1981 em colaboração com David Bowie.


Em entrevista à Total Guitar, May detalhou como a versão original da canção, rica em acordes pesados de guitarra, foi alterada com a entrada de Bowie no projeto. "David era uma força criativa incrível. Mas você não pode ter muitas forças criativas incríveis na mesma sala. Porque começa a ficar muito difícil," May compartilhou com a Guitar World).



Relembrando o processo de criação da música, May disse que o take inicial tinha um som que lembrava o do The Who, algo que o entusiasmava. “Eu estava radiante porque gostava do The Who. Lembro-me de dizer a David: ‘Oh, parece The Who, não é mesmo?’ Ele me disse: ‘Sim, bem, não vai soar como The Who quando eu finalizar ela!’” Esta troca, segundo May, foi feita de forma jocosa, indicando a intenção de Bowie de evitar uma sonoridade muito pesada.


A mudança de direção na produção levou à redução significativa da presença da guitarra de May na mixagem final. “Foi muito difícil porque todos nós tínhamos ideias diferentes de como deveria ser feito. Acho que provavelmente foi a única vez na minha carreira que me curvei, porque sabia que seria uma luta. Então, basicamente, era Freddie e David trabalhando no estúdio com a mixagem. E o que aconteceu foi que a maior parte daquela guitarra pesada foi perdida… Isso nunca entrou na mixagem. O que eles usaram foram os bits acústicos que foram feitos como uma espécie de demo,” revelou May.



Apesar de sua insatisfação pessoal com o resultado final, Brian reconhece o sucesso e a aceitação do público pela canção. “Pra ser honesto, eu nunca gostei da maneira como foi finalizada. Mas reconheço que funciona. É um outro ponto de vista e foi muito bem feito. E as pessoas adoram.” May também revelou que a banda agora executa a música de forma diferente ao vivo, com uma sonoridade “muito mais pesada”, algo que, em sua opinião, funciona melhor.

52 visualizações0 comentário
bottom of page