top of page

Brian Eno lança álbum surpresa Aurum, exclusivo da Apple Music



O disco conta com 11 faixas e tem uma duração de 1h19, marcando o 30º lançamento solo de Eno

Brian Eno
Brian Eno. Crédito: Gus Stewart/Redferns

Brian Eno surpreendeu os fãs ao lançar na noite de quinta-feira (20) seu novo álbum, Aurum, disponível exclusivamente na Apple Music. Este é o primeiro trabalho solo do artista desde FOREVERANDEVERNOMORE (2022) e faz uso da tecnologia de áudio espacial da plataforma, o que significa que não estará disponível em outros serviços de streaming, como o Spotify.


O álbum conta com 11 faixas e tem uma duração de 1h19, marcando o 30º lançamento solo de Eno. Para acompanhar o lançamento, o músico participou de um bate-papo de 40 minutos com Zane Lowe, discutindo o novo projeto, áudio espacial e inteligência artificial.




Sobre IA, Eno compartilhou:


“O maior problema para mim sobre IA não é intrínseco à IA. Tem a ver com o fato de que ela é propriedade das mesmas poucas pessoas, e eu tenho cada vez menos interesse no que essas pessoas pensam, e cada vez mais críticas sobre qual tem sido o efeito do trabalho delas.”


O artista também criticou o impacto das redes sociais:


“Acho que a mídia social tem sido uma catástrofe e levemente útil ao mesmo tempo. É possível que ambas as coisas coexistam, mas acho que em termos do que fez às sociedades, tem sido uma catástrofe. O que fez à política tem sido completamente tóxico.”


Ele acrescentou:


“Se tivesse começado em um regime sem fins lucrativos, teria sido diferente, porque maximizar o engajamento não teria sido o título de todo o projeto. Maximizar o engajamento é apenas outra palavra para maximizar o lucro. Se essa é sua intenção, então você obtém o que obtivemos, assim como na indústria alimentícia americana é maximizar o lucro, e é por isso que você tem muitas pessoas muito, muito doentes.”


Sobre novas tecnologias, Eno comentou:


“Sempre fiquei feliz em receber novas tecnologias e ver o que você poderia fazer com elas que ninguém mais pensou em fazer, e o que elas poderiam fazer, além daquelas para as quais foram projetadas, porque com toda a tecnologia musical, é sempre muito interessante que as coisas sejam projetadas por um motivo, e então as pessoas começam a encontrar novas coisas que podem fazer que estão completamente além do que o designer estava pensando.”


Seu último lançamento solo, FOREVERANDEVERNOMORE, foi aplamente elogiado por portais especializados.

Comments


bottom of page