top of page
Foto do escritorMarcello Almeida

Bill Wyman fala sobre as dificuldades financeiras durante sua época nos Rolling Stones

Atualizado: 17 de out.

Bill Wyman, ex-baixista dos Rolling Stones, falou sobre as dificuldades financeiras que ele e outros membros da banda enfrentaram, revelando que Jagger e Richards eram os únicos verdadeiramente ricos na época

Bill Wyman. CRÉDITO: David M. Benett/Dave Benett/Getty Images
Bill Wyman. CRÉDITO: David M. Benett/Dave Benett/Getty Images


Bill Wyman, ex-baixista dos Rolling Stones, revelou em entrevista à Classic Rock que, durante sua permanência na banda, ele e alguns dos outros integrantes enfrentaram sérios problemas financeiros, enquanto Mick Jagger e Keith Richards acumulavam grandes fortunas. Wyman, que deixou a banda em 1993, afirmou que deveria ter saído antes, pois mesmo após três temporadas de turnês entre 1989 e 1990, terminou com um saldo negativo de £200.000 no banco.


Segundo Wyman, ele, Ronnie Wood e Charlie Watts precisaram se virar para sustentar suas famílias, enquanto Jagger e Richards, que detinham os direitos de composição, estavam financeiramente seguros. "Mick e Keith eram totalmente ricos, então eles não estavam incomodados, mas eu, Charlie e Ronnie estávamos nos virando", explicou ele. Ronnie, por exemplo, chegou a vender sua arte para garantir o sustento da família.



Wyman também discutiu a controvérsia sobre a saída dos Stones do Reino Unido em 1971, quando a banda se mudou para o sul da França, após se tornarem exilados fiscais. Ele explicou que a decisão foi forçada pelos altos impostos da época, que chegavam a 93%, e por dívidas acumuladas com o governo. "Não tínhamos dinheiro nenhum. [O ex-empresário Allen] Klein tinha todo o dinheiro, e quando você queria alguma coisa, você implorava para ele lhe enviar algum dinheiro", relatou Wyman, destacando que a banda foi criticada por deixar o Reino Unido, quando na verdade lutavam para quitar suas dívidas.


O ex-baixista também mencionou que, ao contrário de Jagger e Richards, que ganhavam muito mais com direitos autorais, ele e outros membros da banda, como Brian Jones, Charlie Watts e Ronnie Wood, recebiam apenas uma fração do que os dois líderes da banda ganhavam. Ele acrescentou que, ao comprar sua mansão em Suffolk, possuía apenas mil libras no banco e teve que juntar uma hipoteca, vivendo sob constante preocupação financeira.



Wyman lembrou com carinho de Charlie Watts, que faleceu em 2021, compartilhando uma homenagem emocionante ao colega de banda: "Charlie, você era como um irmão para mim. Na banda e na vida. Descanse em paz", escreveu ele em suas redes sociais.



20 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page