Battle Chasers: Nightwar é um RPG de turno longo, cativante e desafiador com inspiração dos quadrinhos
- Eduardo Salvalaio
- há 6 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Garante facilmente um bom entretenimento possibilitando desafios e muitas estratégias de nossa parte

Com o sucesso que Clair Obscure: Expedition 33 (2025) vem fazendo, os jogadores voltaram a reverenciar o RPG que é jogado através de combates de turnos. Nos últimos dois anos, o gênero voltou com força em títulos como Sea Of Stars e Baldur’s Gate 3 (ambos de 2023). No passado, jogos como Final Fantasy X e Dragon Quest foram alguns dos responsáveis por acender no jogador o apetite por RPG de turnos.
O gênero envolve vários fatores. Saber qual grupo formar dosando ações como cura, defesa e combate. Ter consciência das estratégias necessárias para vencer os combates. Sempre aprimorar os equipamentos. RPG de turno é um jogo tão equilibrado e cheio de surpresas que muitas vezes a batalha pode ser vencida apenas com um 1 HP de vida.
Battle Chasers: Nightwars foi desenvolvido pela Airship Syndicate e publicado pela THQ Nordic. O jogo é baseado nos quadrinhos homônimos de Joe Maduriera (que também foi diretor de criação do jogo Darksiders). Mesmo sendo americano, a influência maior do jogo são os clássicos JRPG’s como Chrono Trigger e Suikoden.
O jogo promete muitas tarefas para ocupar o jogador. Além das missões principais, temos arenas de luta, monstros para caçar que oferecem boas recompensas, grutas para explorar, labirintos para percorrer, muitos equipamentos para melhorar ou até para criar. E sim, para relaxar também temos atividades de pesca.
Entretanto, o charme do jogo acaba ficando nas masmorras (dungeons). O jogo permite escolher três dificuldades distintas, cada uma com sua recompensa específica. O interessante é que se morremos no combate, podemos continuar a masmorra e não perdemos nosso progresso (ao contrário de outros RPG’s).
As masmorras também podem ser resetadas e/ou revisitas conforme desejamos. Isso seria bom para ganhar facilmente experiência em meio a inimigos mais fracos, entretanto o jogo oferece quase sempre inimigos do mesmo nível que o nosso. Logo, espere muito equilíbrio. E mesmo controlando 3 personagens, um único inimigo pode acabar com a gente (espere morrer bastante no jogo).

Temos a disposição 6 personagens jogáveis. Para o grupo, escolhemos 3. Como de praxe, alguns só aparecem em determinados pontos da história. Outra característica do jogo é que precisamos trocar regularmente os grupos, isso porque o personagem que não estamos usando não ganha pontos de experiência igual aos que usamos.
Para quem costuma não trocar personagens, isso pode ser decepcionante caso o jogador resolva inserir alguém no seu grupo, pois ele precisará subir de nível também. Outro detalhe é que o grupo só pode ser trocado na hotelaria da cidade e antes das masmorras. A troca não acontece em qualquer momento ou entre um combate e outro como é comum em outros RPG’s conhecidos.
O jogo é bem animado e colorido, tanto nos cenários quanto nas animações. A exploração ganha um contorno isométrico 3D (pense em Diablo e Torchlight), e as lutas, que são bem dinâmicas, trazem um 2D bem vivo e rico de detalhes. A inspiração do quadrinho aqui chega por meio de balões das falas dos personagens e por trazer muitas onomatopeias.
Tudo fica mais acentuado conforme avançamos de nível com mais habilidades a disposição e uma barra dividida em 3 níveis (a Ultimate Burst) que após encher confere um golpe muito poderoso. Espere muitas explosões e detalhes na tela (como o número de HP’s que tiramos do inimigo).
O jogo oferece muitos inimigos. Conforme vencemos, podemos ver uma enciclopédia a respeito deles, com fraquezas, características e os itens que eles deixam (dropam). A parte de criação (craft) também tomará um bom tempo do jogador. Mas para isso, precisamos encontrar ou comprar livros e documentos que oferecem fórmulas de criações (isso é ruim logo no início porque temos pouco dinheiro).
Algo bem positivo do jogo são os pontos de perks. Eles garantem atributos como aumento de ataque, mais resistência a magias e bônus extras em determinadas habilidades. Infelizmente são muitos e o jogador só poderá escolher alguns, então, é preciso testar aqueles que mais lhe convém.
Os loadings do jogo não são irritantes e algumas partes o carregamento é até rápido. Também não ocorreram travamentos e o aplicativo não fechou apresentando estabilidade mesmo após 4 horas de jogo (claro, inúmeros patches já chegaram para ele). A versão testada foi a de PS4. O jogo ainda conta com New Game + e, para quem deseja fazer tudo, espere umas 70 a 90 horas de jogatina.
Embora longe dos holofotes, Battle Chasers: Nightwars é um jogo independente que fica nivelado com muitos jogos Triple A do gênero. Com mais pontos positivos que negativos, é um convite para o jogador que gosta de RPG de turnos. Garante facilmente um bom entretenimento possibilitando desafios e muitas estratégias de nossa parte. Aqui, mesmo perdendo, estamos sempre ansiosos por um novo combate.

Battle Chasers: Nightwars
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch
Lançamento: 2017
Gênero: RPG, Aventura
Desenvolvedor: Airship Syndicate
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