O filme ainda é muito relevante para que a gente repense nossos hábitos de consumo.
Mais um ano se inicia e com ele todo o ciclo de novidades e promessas que apenas se repetem. Na televisão aberta, principalmente, é hora de assistirmos os jornais sensacionalistas contabilizando os cadáveres do Réveillon, as previsões para os famosos nos programas de fofoca (alguém muito, muito importante no meio artístico vai morrer, preparem-se!) e claro, começa a temporada nova daquele Reality que pelos comentários ninguém suporta, mas todo mundo comenta.
Antes da gente mergulhar de cabeça em todas essas magníficas novidades televisivas (só que não), eis um convite: Chega lá no YouTube e digite “Free Rainer/ Reclaim Your Brain”.
Free Rainer (Reclaim Your Brain), é um filme alemão lançado em 2007 do diretor Hans Weingartner, mesmo diretor do filme Edukators e estrelado pelos atores Moritz Bleibtreu e Elsa Sophie Gambard. O longa narra a história de um executivo de televisão que após um grave acidente automobilístico (que teve um propósito para acontecer), repensa sua trajetória na emissora em que trabalha.
Ao resolver mudar seus projetos de Realitys e novelas esdrúxulas para grandes reportagens no horário nobre, a audiência da emissora cai drasticamente e ele se demite, questionado a medição de audiência no país e as consequências disso na mente dos telespectadores.
Ao encontrar em sua jornada do anti-herói alguns aliados (pessoas completamente à margem da sociedade), ele e seus novos companheiros burlam o sistema de medição de audiência do IMA, o equivalente ao nosso IBOPE, tirando a audiência de programas de baixo nível e aumentando o índice de programas culturais. O resultado? Uma completa mudança na sociedade.
Apesar de estarmos na era dos streamings e termos uma certa sensação de livre arbítrio cultural, o filme ainda é muito relevante para que a gente repense nossos hábitos de consumo: Nós consumimos determinados produtos porque não temos outras opções ou não temos outras opções porque gostamos do que consumimos e fim de papo? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? E essa questão se estende para os dias atuais, com toda essa enxurrada de redes sociais e conteúdos mais que duvidosos.
E quem achar que o filme, por tratar de uma questão filosófica, sociológica, etc. é pedante, pesado ou chato, engana-se, pois o tema é abordado com boas doses de humor. Além do roteiro inteligente, não pode-se deixar de comentar sobre a trilha sonora que é bastante alternativa: Depois do filme já podemos conhecer artistas mais lado b, como Downset, Chris Bangs, Sister Vanilla, etc.
E se depois de assistir o filme você quiser ir correndo matar a saudade da TV aberta, zapeando e surfando em suas ondas, ou se quiser ficar rolando infinitamente a tela do seu celular atrás de coisa alguma como se não houvesse amanhã, bem, a escolha é toda sua. Será?
Free Reiner – Reclaim Your Brain
Free Rainer - Dein Fernseher lügt
Ano: 2007
País: Alemanha
Gênero: Drama
Direção: Hans Weingartner
Roteiro: Hans Weingartner, Katharina Held
Elenco: Andreas (I) Brandt, Elsa Sophie Gambard, Milan Peschel, Tom Jahn, Gregor Bloéb, Moritz Bleibtreu
Classificação: 14 anos
Duração: 130 min
コメント