top of page

Alceu Valença traz uma mistura maravilhosa entre MPB e Frevo no frenético disco Bicho Maluco Beleza – É Carnaval

'Bicho Maluco Beleza – É Carnaval' foi lançado em 26 de janeiro de 2024.



Quando se pensa em artistas do estado de Pernambuco, pode-se pensar em Chico Science, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Nando Cordel, mas não se pode deixar de pensar em Alceu Valença. Em 2024, o pernambucano celebra grandiosamente sua carreira musical, sendo homenageado pela banda pernambucana Mombojó com o disco 'Carne de Caju', e o próprio músico resolve fazer um disco novo com repertório antigo, sonoridade nova e muitos convidados em 'Bicho Maluco Beleza – É Carnaval'.


O disco foi lançado em 26 de janeiro, conta com 10 faixas, possui aproximadamente 36 minutos de duração e traz músicas consagradas de seu repertório para trazer uma mistura envolvente, interessante e cativante entre MPB e Frevo, para fazer o ouvinte dançar, emocionar-se e animar-se com suas canções, seja ele uma pessoa mais nova ou uma pessoa mais velha.



Diferente do que Fito Paez, ícone do Rock Argentino, fez no maravilhoso disco ‘EADDA9223', que foi lançado em 2023, Alceu não quis focar exclusivamente em um álbum, mas sim em músicas do seu repertório que são tocadas e cantadas em seus shows com uma roupagem musical nova. E aqui, ele chamou músicos desde consagrados até os mais novos para embarcar nessa mistura de gerações e gêneros musicais.

 

A primeira faixa é um verdadeiro abre-alas, pois se trata da icônica “Bicho Maluco Beleza”. Aqui, ele canta com Ivete Sangalo e fazem uma ponte maravilhosa entre Pernambuco e Bahia, que deixou a faixa com características de Rock e Pop, que deixa verdadeiros impulsos sonoros que fazem a mente viajar como se estivesse desfilando pelo Galo da Madrugada, pelas ladeiras de Olinda ou mesmo dançando no Marco Zero em Recife, com alegria e sorriso, com história de um personagem temido e admirado que transita entre a realidade e o mundo da imaginação.


“De Janeiro a Janeiro” é um bonito dueto de Alceu com Maria Bethânia. A baiana mostra que conseguiu se adaptar bem nessa mistura entre MPB e Frevo, ao trazer um tom romântico, delicado e envolvente para a canção, que possui um som bem produzido.


“Bom demais” é uma ótima parceria entre Alceu e Lenine, um dos importantes nomes da música brasileira surgidos na década de 1990, com um Frevo extremamente enérgico, alto astral, descontraído e bem orquestrado, com produção de J. Michiles. Já Juba, filho de Alceu, faz uma bonita reunião entre pai e filho em "Diabo Louro".

 

Alceu também chamou para esse trabalho Almério, um nome novo da cena pernambucana atual, onde juntos fazem uma bonita homenagem ao compositor Carlos Fernando na elétrica música “O Homem da Meia-Noite”. Enquanto a cirandeira Lia de Itamaracá é homenageada e se faz presente no medley “Quem Me Deu Foi Lia/Moça Namoradeira/Janaína”.



Também teve espaço para canções solo bem interessantes como "Maracatu" e "Luar de Prata", e logicamente para os amigos de Alceu. Elba Ramalho cantou brilhantemente bem e com muita energia na festiva “Caia Por Cima de Mim”, enquanto Geraldo Azevedo deu encerramento digno e acelerado para o maravilhoso e inesquecível hit “Táxi Lunar”, que é peça indispensável nos shows dos dois artistas.

 


Você pode pensar que poderia ter incluído outras músicas como “Tropicana (Morena Tropicana)”, “Anunciação”, “Coração Bobo”, “La Belle de Jour”, “Girassol” e “Como Dois Animais”, e com isso ter mais convidados como Zé Ramalho, Raimundo Fagner e Jorge du Peixe (vocalista da banda Nação Zumbi). Mas acontece que Alceu Valença sabe muito bem montar seus trabalhos, e 'Bicho Maluco Beleza – É Carnaval' deve ser colocado como um de seus melhores trabalhos. Por conter energia renovada de músicas maravilhosas, consagra ainda mais o músico, traz excelentes parcerias, um som bem feito e um disco ideal para ouvir de forma atemporal, independentemente se for época de carnaval ou não.

 

Bicho Maluco Beleza – É Carnaval

Alceu Valença


Ano: 2024

Gênero: MPB, Frevo

Ouça: "Táxi Lunar", "Bicho Maluco Beleza", "Bom Demais"

Pra quem curte: Chico Science, Zé Ramalho


 

NOTA DO CRÍTICO: 9,0

 

Veja o vídeoclipe de "Bicho Maluco Beleza":


94 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page