top of page

A música do Ibibio Sound Machine em toda sua ancestralidade, universalidade e modernidade.


Ibibio Sound Machine. Credit: Jeremy De Luna

Ibibio Sound Machine é um grupo formado pela vocalista Eno Williams e mais 7 músicos. A cantora e DJ nasceu em Londres, apesar de seus pais serem nigerianos. A palavra Ibibio, na linguagem de um dos povos sulistas da Nigéria, significa beleza. Sim, a beleza, o exotismo, a criatividade e o ecletismo rondam as composições do octeto. Afrobeat, Funk, Disco, Electro e até o Pós-Punk andam abraçados em “Eletricity”, o quarto trabalho do grupo que saiu agora no final de Março.


A produção do novo álbum ficou a cargo de Al Doyle e Joe Goddard, integrantes do grupo britânico Hot Chip. Não é à toa que a estonteante e efusiva abertura ‘Protection From Evil’ tem uma nuance sonora bem próxima ao Hot Chip. A faixa ainda conta com vocais robotizados, o que traz outra forte influência para a banda, o Kraftwerk.

Esse é um disco que traz para o ouvinte que tem décadas de música no sangue, várias associações e semelhanças. Claro que o grupo de Williams condensa de forma equilibrada e coesa esse caldeirão de sonoridades que atravessaram épocas (e que ainda atravessam).

A eletrônica moderna e cativa do LCD Soundsystem fica perceptível em ‘All That You Want’, o sentimento nostálgico do estilo Club/Dance do Afrika Bambaataa aflora em ‘Truth No Lie’, Wiliams mostra ter o mesmo poderio vocal de cantoras como Grace Jones na faixa ’17 18 19’, a batida incisiva e os sintetizadores bem marcantes de ‘Casio (Yak Nda Nda)’ nos transportam para a década 90’s, quando vários artistas e grupos eletrônicos ganharam destaque na mídia.


O disco não perde o fôlego e a maioria das faixas possui um comportamento bem dançante e efusivo, mas há espaço para faixas mais discretas e introspectivas a exemplo de ‘Afo Ken Doko Mien’. A guitarra inserida em ‘Oyoyo’ se casa com uma percussão hipnotizante, apesar do contorno Rock, parece indicar que estamos diante de uma boa composição que homenageia o Afrobeat.


Mantendo uma discografia que preza pelo ritmo, variedade, fusão de gêneros e sonoridade que ultrapassa décadas, "Eletricity" é um álbum curioso, eclético e exótico que merece ser conferido.

 

Ficha Técnica:

Início Sound Machine

'Electricity'


Data de Lançamento: 25 de março de 2022

Gênero: Afrobeat, Electro e Pós-Punk

Ouça: "All That You Want", "Truth No Lie e "Oyoyo"

Para quem gosta de: Betty Davis, Tony Allen


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,5

 

Spotify:


















 

Assista ao vídeo de 'Eletricity':


 


68 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page