Marcello Almeida

abr 202 min

Fallout 3 apresenta uma das soluções mais criativas da história da Bethesda; confira

Com o retorno da franquia aos holofotes, é natural que algumas curiosidades sobre a saga venham à tona.

Crédito: Fallout Wiki

Nos últimos dias, o mundo de Fallout tem sido um dos principais tópicos de discussão nas redes sociais, impulsionado pelo lançamento da série em live-action no Prime Video. Com o retorno da franquia aos holofotes, é natural que algumas curiosidades sobre a saga venham à tona, e uma delas é verdadeiramente surpreendente!

Em 2015, um usuário do 4chan descobriu um segredo intrigante sobre Fallout 3: o trem do metrô presidencial no DLC Broken Steel na verdade era um "chapéu" usado por um NPC! Em vez de ser um veículo funcional como imaginado, o personagem simplesmente corria pelo universo do jogo, enganando os jogadores com a ilusão de um trem em movimento.

Tela do GECK, o editor de Fallout 3. Fonte: IGN

Essa peculiaridade aconteceu devido às limitações do motor Gamebryo, utilizado no desenvolvimento de Fallout 3, que não foi projetado para reproduzir veículos em movimento. Assim, a solução encontrada foi criar um NPC equipado com um item gigantesco que representasse o trem.

Para confirmar a descoberta, o PC Gamer usou o editor de Fallout 3 no PC, o GECK, e constatou que as especulações eram verdadeiras. O "chapéu" na verdade era uma peça para o braço chamada "DLC03MetroCarArmor", não exatamente um chapéu, mas sim uma solução alternativa.

Um NPC de Fallout 3 usando o "item" em formato de trem para que o vagão consiga se movimentar in-game.Fonte: PC Gamer

Curiosamente, no jogo, é o próprio jogador quem alimenta o "trem", e após consertá-lo, é possível entrar e ativá-lo, o que faz o veículo viajar automaticamente pela rota estabelecida. Porém, realizar esse processo no editor de Fallout 3 resulta em uma peculiar virada de lado do vagão, algo que não ocorre no jogo normal.

Embora seja uma solução alternativa bastante peculiar, ela resolveu o problema das limitações do motor gráfico do jogo. Felizmente, em Fallout 4, o uso do motor gráfico Criterion encerrou de vez essa improvisação, mostrando a evolução da tecnologia na série. Uma gambiarra que certamente merece reconhecimento, não é mesmo?

Confira a série Fallout no Prime Video.

Fonte: tecmundo

    500
    4